Crossfire Al resume em um game FPS (tiro em primeira pessoa ou em inglês “first-person shooter”), aonde vários player’s combatem-se para conseguir mais kill’s e a sobrevivência.
Em Crossfire Al há vários mods de jogo, sendo eles:
Modo procurar e destruir – Aonde o time BL procura destruir a base GR com uma bomba C4.
Modo confronto entre equipes – Aonde o time BL e GR trocam tiros até chegarem à uma tal meta de kills, as vezes pode ser uma partida apenas por minutos e no final o time que ter mais kills é o vencedor.
Modo Herói X, Mutante e Herói – Bem, são modos muito semelhantes, mas com alguns detalhes diferentes. No modo Herói X certos players transformam-se em mutantes com a missão de possuir soldados e aumentar sua tropa de monstros, mas há um porém, os soldados que conseguirem sobreviver poderá ter seu char “evoluído” na partida, possuindo duas kukri em suas mãos. Nesse modo também à um mutante “líder”, que é o Xeno. Esse mutante líder apelidado de Xeno tem poderes especiais e aparência diferente aos demais, ele consegue visualizar aonde tem cada soldado e pode utilizar a tecla G para correr mais, e seus ataques tem alcances maiores. O modo mutante e herói são muitos parecidos, só muda uma certa coisa.
Modo herói: Um player é escolhido para ter uma arma exclusiva anti-mutantes, aonde é apelidado de “Herói”. O único problema é que o herói não tem como se esconder, já que seu nick é exposto para todos.
Modo mutante: É um modo normal aonde não tem herói, a missão do soldado é apenas sobreviver aos mutantes.
Modo fuga: É um modo que já diz tudo. No time GR irá haver um portal, aonde eles terão que proteger para não deixar o time BL entrar, já que isso faz o time GR ter uma chance maior de perder a partida.
Modo eliminação: É o modo mais procurado para iniciantes já que, para obter suas armas é apenas pega-las no chão, assim se você ter uma m16 vai poder usar uma m4a1, AK47, AWM, entre outras armas. O critério de vitória nesse modo é por rounds, aonde a equipe que eliminar todos os adversários da outra equipe conquista +1 round. No total pode ser 5, 7, 9, 11 ou 13. Ai o tanto de round fica em critério do Host da sala.
Modo fantasma: A equipe BL irão ser fantasma, mas por conta desse privilégio não poderão usar Rifles, snipers, armas secundárias, poderão usar apenas armas brancas como a faca, machado, pá, entre outros. Enquanto a equipe GR poderá usar qualquer tipo de armamento, mas ficará um pouco complicada por conta de ter uma dificuldade de ver o “fantasma”. A vitória de ambos os times é decidida por rounds, aonde para acumular 1 round tem que eliminar todos os adversários do outro time.
Cada 1 por si: Bem, o nome do modo já diz tudo. Nesse modo poderão escolher qualquer mapa que é listado no mod procurar e destruir. Mas tem um porém, nele não haverá time, não terá alguém auxiliando o outro. Nesse modo você tem que tomar cuidado aonde anda, porque qualquer horá poderá encontrar seu inimigo (no caso, todos).